Se o seu gato urina em locais inapropriados, não está sozinho. Esta é a queixa comportamental mais comum dos tutores de gatos. Esta alteração comportamental pode ser causada por estímulos do ambiente em que o gato vive. No entanto, também podem ter uma causa clínica. Assim, o primeiro passo para resolver um problema de urina em locais inapropriados é descartar qualquer causa médica. Só depois deverão ser consideradas causas puramente comportamentais.
A caixa ideal!
Se o gato urina fora da caixa, pode ser que o motivo esteja relacionado com a própria caixa. Neste caso, a urina é encontrada no solo e em quantidade igual à de uma micção normal. As causas possíveis para este comportamento incluem o tipo e tamanho da caixa, o substrato utilizado e a localização da caixa. Além disso, frustração e stress também podem influenciar o comportamento de urinar fora da caixa.
Se o seu gato urina fora da caixa, considere as seguintes causas:
– Número de caixas insuficiente. O número de caixas deve ser igual ao número de gatos em casa, mais 1 (ex: 3 gatos=4 caixas).
– Localização da caixa. A caixa deve estar localizada em zonas tranquilas e pouco movimentadas. Além disso, devem estar longe da taça de comida/água.
– Tipo de substrato. A maioria dos gatos prefere substratos suaves e porosos, como areia, embora alguns gatos possam ter outras preferências. A camada de substrato a cobrir o fundo da caixa deve ter pelo menos 3cm de altura. Mudanças repentinas na marca do substrato que utiliza, podem causar aversão à caixa. Na dúvida, pode ter duas ou três caixas com diferentes substratos para que possa perceber a preferência do seu gato. A maioria não gosta de substratos com cheiro.
– Limpeza da caixa. Os gatos têm um olfato apurado e mais sensível do que nós, humanos. Limpar a caixa com produtos de limpeza com um cheiro demasiado forte, pode fazer com que o seu gato evite usar a caixa. Além disso, é importante limpar a caixa (recolher urina e fezes) pelo menos uma vez por dia. A maioria dos gatos evita utilizar caixas sujas. A caixa deve ser lavada a cada 1-4 semanas com sabão e água quente.
– Tamanho da caixa. Muitas das caixas de tamanho standard podem ser demasiado pequenas para gatos que sejam maiores. O tamanho da caixa ideal deve ser igual a uma vez e meia o comprimento do corpo do gato (desde a ponta do nariz à base da cauda).
– Tipo de caixa. Os estudos indicam que os gatos não demonstram uma verdadeira preferência entre caixas abertas ou fechadas. A preferência está mais relacionada com a frequência com que a caixa é limpa. Por este motivo, caixas abertas são mais recomendáveis uma vez que são mais facilmente monitorizadas pelo tutor, incentivando a sua limpeza frequente.
Um problema territorial…
É importante distinguir o tipo de comportamento usado quando o gato urina fora da caixa. Urinar em spray contra uma superfície vertical é concordante com o comportamento de marcação de território. No entanto, ocasionalmente, o gato também pode marcar território com pequenas quantidades de urina em superfícies horizontais. Em ambos os casos, a urina tem um odor forte característico e a quantidade é normalmente pequena.
A marcação com urina pode ser de cariz sexual. Tanto machos como fêmeas utilizam a marcação sexual para sinalizar a sua presença e recetividade. É normal que este tipo de marcação seja acompanhado de vocalizações. Se estes animais não estiverem esterilizados, a sua esterilização reduz dramaticamente o comportamento de marcação sexual. Mesmo assim, aproximadamente 10% dos gatos machos e 4% das fêmeas continua a exibir este comportamento depois de esterilizados.
Para além da marcação sexual, o gato urina também para marcar o território em resposta ao ambiente em que vive. A presença de outros gatos na vizinhança, quer na rua (avistamento de gatos no exterior) quer dentro da mesma casa, pode despoletar este tipo de comportamento. Além disso, os gatos também marcam o território se se sentirem ameaçados ou stressados. O stress pode ser causado por mudanças de rotina ou de casa, alteração da disposição da casa ou outras alterações sociais (pessoas ou animais novos).
Uma causa puramente comportamental ou uma causa médica?
Qualquer gato que esteja doente pode ter alterações comportamentais. Assim sendo, urinar fora da caixa pode ser uma dessas alterações.
Na verdade, existem várias doenças que podem fazer com que o gato urine fora da caixa. Por isso, descartar a sua presença deve ser sempre o primeiro passo para entender a causa deste tipo de comportamento.
Na presença de gatos com este problema, o seu médico veterinário assistente poderá pedir vários exames para descartar problemas no trato urinário. Além disso, doenças como a diabetes mellitus, hipertoroidismo, artrite, doenças ortopédicas, neoplasias ou cistite idiopática felina também podem estar associadas ao comportamento de urinar fora da caixa.
Algumas destas doenças podem causar dor no momento da micção e farão com que o gato associe a caixa a dor, passando a evitá-la. Outras podem aumentar a produção normal de urina e o gato pode sentir necessidade de urinar noutros locais, simplesmente porque considera que a caixa está suja.
Condições debilitantes como artrite, fraqueza muscular e problemas de visão podem diminuir a capacidade de gatos mais idosos de chegar a caixas que estejam localizadas longe do seu território principal (numa cave por exemplo) ou em locais com pouca visibilidade. É também importante considerar o tipo de caixa usado nestes casos. Por exemplo, gatos com dor ao movimento podem ter dificuldade em entrar em caixas com laterais altas.
Não se esqueça: alterações comportamentais no seu pet podem ter sempre uma causa clínica. Consulte sempre o seu médico veterinário para descartar causas clínicas.