Existem várias razões válidas para optar pela esterilização do seu cão ou cadela. Uma das principais é o facto de a esterilização tornar os nossos pets mais saudáveis a longo prazo. No entanto, é também uma medida muito responsável pois permite controlar o número de animais errantes e ainda ajudar a melhorar alguns comportamentos indesejados.
Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns cuidados que deve ter com o seu cão após a cirurgia. Alguns cães recuperam mais depressa que outros, mas há formas de facilitar o processo de recuperação. Aqui estão algumas coisas que deve saber:
Cuidados na chegada a casa
Uma vez em casa, poderá notar que o seu cão está desorientado ou, no mínimo, mais deprimido que o normal. Pode notar o seu cão particularmente sossegado durante as primeiras 24 horas após a cirurgia. No entanto, se o seu cão quiser andar de um lado para o outro, será necessário controlá-lo para que isso não seja possível. Sobretudo nas fêmeas, movimento a mais pode causar “abertura dos pontos”.
O ideal é colocar o seu cão numa zona tranquila da casa, com pouca luz, durante o período de recuperação. Certifique-se que a zona onde ele se deita é confortável e está a uma temperatura agradável. Se tem outros animais de estimação ou crianças, mantenha-os longe do seu cão. Durante a recuperação pode haver alguma desorientação e o cão pode tornar-se agressivo ou ficar stressado.
O efeito da anestesia geralmente desaparece completamente após 24 horas. Após esse período, o comportamento do seu cão deverá voltar ao normal.
Água e os alimentos
Após a chegada do seu cão a casa, poderá oferecer-lhe uma pequena quantidade de água. A água não deve ser fornecida em grande quantidade para não causar vómito. A anestesia provoca uma sensação de “secura” e é natural que ele sinta uma sensação de sede. Mais ou menos passadas duas horas da chegada do seu cão, ou quando ele estiver mais desperto, poderá oferecer-lhe comida. A quantidade oferecida deverá ser pequena (metade da quantidade normal). Se ocorrer vómito ou ele recusar alimento, não force. Deve retirar o resto da comida até ao dia seguinte.
Vinte e quatro horas após a cirurgia, já poderá oferecer ao seu cão comida e água em quantidades normais. Observe também a urina e as fezes. Passadas 48h deverá estar tudo de volta à rotina habitual. É normal que o apetite ainda não seja igual ao habitual logo após o primeiro dia. Se às 48 horas após a esterilização o seu cão não estiver a comer e beber normalmente, consulte o veterinário.
Controlo da dor
O seu animal de estimação recebeu medicação de longa duração para a dor durante a cirurgia. No entanto, 24 a 36 horas após a cirurgia, é possível que o efeito dessa medicação comece a passar. Por isso, é normal o médico veterinário passar medicação para a dor. Se você recebeu medicação para o seu cão, administre conforme aconselhado pelo médico veterinário.
NÃO DÊ MEDICAÇÃO HUMANA AO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!! Muitos tutores não sabem, mas medicamentos não sujeitos a receita médica e usados de forma rotineira em humanos (como a aspirina, o paracetamol ou o ibuprofeno) podem ser perigosos e até fatais para os seus animais. Os cães não metabolizam estes medicamentos da mesma forma que os humanos, mesmo em doses baixas. Se acha que o seu cão precisa de um medicamento para aliviar a dor, contate o seu veterinário.
Hábitos de casa de banho
Contate o seu médico veterinário se o seu cão não estiver a urinar ou a defecar regularmente dentro de 72 horas após a cirurgia.
Verifique se há sangue presente na urina do seu cão. Uma pequena quantidade pode estar presente em animais fêmeas durante as primeiras 24 horas após a cirurgia. Se isto continuar ou se o seu cão parecer doente em qualquer altura, ligue para o médico veterinário.
Níveis de actividade
Um ou dois dias após a esterilização, a personalidade normal do seu cão deverá voltar ao normal. No entanto, deverá restringir a sua actividade por sete dias após a cirurgia.
Muita atividade pode provocar a abertura do local de cirurgia ou inflamação do mesmo. Para ajudar a manter seu animal de estimação tranquilo:
- Restrinja o espaço a que o seu cão tem acesso mantendo-o numa só divisória da casa ou dentro de uma transportadora de tamanho adequado quando você não tiver possibilidade de o supervisionar. O cão deve ser capaz de se levantar e se virar dentro da transportadora.
- Se houver degraus e se o seu cão for pequeno, ajude-o a subir e descer levando-o ao colo.
- Passeie o seu cão sempre à trela e por períodos curtos de tempo. Não o deixe brincar à bruta com outros animais ou pessoas. Além disso, não permita que seu cão salte para cima ou para baixo do sofá.
Por mais stressante que possa ser cuidar do seu cão após a cirurgia, lembre-se que está a fazer o melhor para a saúde do seu pet!