Provavelmente já viu cães a fazer agility – o desporto em que os cães correm à volta de uma pista de obstáculos, sobrevoando saltos e passando através de túneis, lado a lado com o seu treinador. É um dos mais populares desportos caninos e é sempre emocionante de se ver.

Mas… e se a competição não for o seu forte? Não se preocupe! Embora o agility seja um desporto de competição, não precisa participar em competições para obter os benefícios.

Que tipo de cães podem fazer agility?

Quando a maioria das pessoas pensa em agility, as primeiras raças em que se pode pensar são Border Collies, Pastores australianos ou cães pastores de Shetland.

Mas na verdade, qualquer cão é um cão de agility! Desde que o seu cachorro seja saudável, ele terá uma boa capacidade de aprender coisas novas, correndo por aí e, ainda mais importante, de fazer algo divertido consigo.

Também não é necessário (nem deve) começar logo a tentar executar um percurso completo de obstáculos – construir as competências de base e aprender a trabalhar em conjunto é a parte mais importante. Melhor ainda, o treino de bases é perfeito para todas as idades e níveis de habilidade – quer sejam cachorros, cães jovens, ou mesmo principiantes mais velhos!

Quais são os benefícios do agility para os cães?

  1. Via de escape para a energia física e mental

Como pode provavelmente adivinhar, o agility é óptimo para ajudar o seu cão a libertar a sua energia de uma forma segura e divertida.

Particularmente para raças cheias de energia, o agility canino é perfeito para os deixar correr a toda a velocidade, concentrados na tarefa em mãos. Ajuda a fortalecer a massa muscular,  as articulações e melhora a coordenação do seu cão.

E um benefício secundário (embora não menos importante) é a libertação de energia mental – mesmo após uma curta sessão de prática de agility, terá frequentemente um cachorro cansado.

  1.  Ajuda a aumentar a confiança do seu cão

Um cão confiante é um cão feliz, e não há melhor maneira de construir a confiança de um cão do que trabalhar em conjunto consigo, o seu humano.

O treino de agility pode ajudar o seu cão a ultrapassar receios de superfícies invulgares, pequenos espaços, situações ‘assustadoras’, e a completar tarefas sem estar ao seu lado.

Além disso, eles serão recompensados após cada exercício, corrida ou sessão com a sua “coisa” favorita, ajudando-os a construir a sua confiança em si próprios – é possível ver a reacção de alguns cães depois de terem feito um curso, sentindo aquele momento “Caramba, sim, eu consegui!”

A confiança construída durante a prática de agility transfere-se também para outras partes da vida do seu cão, quer seja a confiança em novas situações ou o encontro com novas pessoas e cães.

  1.  Óptimo para desenvolver o autocontrolo

Dada a oportunidade, a maioria dos cães sem treino correrá para qualquer obstáculo, ou tarefa, que acharem mais atraente na altura.

Alguns cães são doidos por túneis, outros adoram os saltos ou os balancés. Alguns adoram apenas correr para todo o lado à velocidade máxima.

Ao praticar agility, seja com ou sem equipamento, o seu cão aprenderá a aproveitar o seu autocontrolo e a comprometer-se com a tarefa que lhe está a pedir que faça.

  1.  Ajuda no treino de distracção

Não obstante onde faça o seu treino de agility, seja em casa ou numa escola, o seu cão vai precisar de se habituar a distrações que não são as habituais.

Tomemos a escola de agility, por exemplo: pode haver dezenas de cães (provavelmente a ladrar), pessoas a passear, ruídos e novos cheiros – e o seu cão terá de se concentrar no seu trabalho de fazer o percurso.

Com o tempo, o seu cão será capaz de ignorar as distrações no dia-a-dia muito mais facilmente também.

  1.  Fortalece os instintos naturais do cão

Pense no que envolve um percurso de agility: correr por cima e por baixo de obstáculos de todas as formas e tamanhos, mudar de direcção e concentrar-se num objectivo em mudança. É um pouco como cães a correr pela floresta, perseguindo as presas. Correr uma pista de agility reforça esse instinto orientado para os objectivos e constrói o seu impulso natural.

E quanto aos benefícios para o treinador?

  1.  Realisticamente, os benefícios do agility para o cão são benefícios para si também – ver o seu cão confiante, feliz e a divertir-se é tudo o que podemos pedir como tutores de cães.

Mas é mais do que isso!

  1.  Terá mais confiança no geral & mais confiança no seu cão

Quando se trabalha com o cão em agility, constrói-se um nível de confiança que provavelmente não se obteria de outra forma. Confiança em torno de outros cães, pessoas e situações que de outra forma seriam uma fonte de stress.

O agility ajuda a construir a sua ligação com o seu cão, para desenvolver uma ligação quase mágica e uma amizade para toda a vida. Ver o seu cão feliz, a aproveitar a vida e aprender coisas novas é tudo o que um tutor de um cão pode pedir – e fazer coisas divertidas juntos é a forma de conseguir exactamente isso!

Como começar com o agility

Não é necessário ir logo para um campo de treino para começar com o treino de agility. Pode começar a construir o básico (e a divertir-se imenso) a partir de casa!

Uma grande opção para quem procura começar é o curso online OneMind Dogs, bases para Agility (curso em inglês). É um curso super simples, passo a passo, que constrói todas as competências de que você e o seu cão necessitam – quer esteja à procura do agility como desporto, quer apenas para se divertirem a aprender juntos.

Melhor ainda, o curso vem com o apoio pessoal de uma equipa de treinadores qualificados, que estão lá para o ajudar a si e ao seu cão a ter sucesso no seu treino.

Instale a App gratuita para os clientes da Clínica Veterinária de Alcochete, desenvolvida por uma equipa de veterinários para ajudar os donos de animais de companhia a manter a saúde e o bem-estar dos seus pets em dia.