Tornar o seu cão mais sociável exige algum treino, ainda que básico.
Bastam alguns exercícios simples para tornar o seu cão num ser mais sociável e bem comportado. A relação que mantém com o seu patudo desempenha um papel crucial na forma como este vai reagir a outros estímulos.
Comece pelo básico para Comportamentos Sociáveis
O seu cão responde a comandos simples como senta, fica e anda? É muito importante que o seu cão responda a estes comandos antes de o tentar socializar. Estes comandos permitem-lhe manter o controlo do seu cão em situações que podem ser mais desconfortáveis.
Fora de casa o seu cão vai olhar para si procurando um dica sobre como se deve comportar. Se estiver nervoso ao levá-lo a um sítio novo, o seu cão sentirá esse nervosismo e ficará ele próprio nervoso também. Qualquer situação que envolva outra pessoa, um ambiente novo ou outro animal são momentos em que poderá praticar competências de socialização. Em ambientes desconhecidos é muito importante que esteja com atenção à reação do seu cão e reconheça os seus sinais de desconforto para que o ajude a adaptar-se. Mantenha-se calmo e atento aos sinais mostrando ao seu cão o que espera dele.
A socialização começa em casa
O sítio mais comum para uma socialização inicial com pessoas é no ambiente de casa. Permitir a presença do seu cão nas zonas comuns da sua casa quando tem convidados é fundamental para que este perceba quais os comportamentos que para si são aceitáveis. O seu cão deve sentir-se confortável em casa e os seus convidados devem respeitar também o seu espaço. Se o seu cão não se sentir confortável perto se um convidado seu, afaste-o dessa pessoa e aborde essa questão depois. É aconselhável o seu cão sentir que faz parte da família e como tal estar consigo nas zonas comuns em vez de estar fechado noutra divisão por mau comportamento. Para tornar o seu cão mais sociável em casa permita que se sinta como parte integral da família e corrija os comportamentos à medida que estes vão surgindo.
Socialização fora de casa
Por norma os cães são seres sociáveis, no entanto este facto depende de algumas variáveis. É normal e deve ser permitido a um cão ser curioso e cheirar novas pessoas e coisas. Este comportamento deve ser aceite pelo seu cão quando na presença de outros cães. Deve ser um processo calmo sem grandes confusões para que este se comporte da forma desejada. Cheirar o rabo de outro cão é um comportamento aceite pela maioria dos cães e é a forma de se cumprimentarem.
Ao aproximar-se de um cão que não conhece deve perguntar ao seu tutor se lhe pode fazer uma festa ou até mesmo se este é sociável. Nem todas as pessoas respeitam esta regra mas deveriam uma vez que estão a entrar no espaço pessoal do cão.
Um cão ansioso ou assustado pode morder perante a aproximação de estranhos. Conheça o seu cão e saiba quando o este está ou não receptivo à aproximação de estranhos. Se achar que ele não está preparado, informe a outra pessoa que é melhor não se aproximar e mantenha-se atento pois podem surgir comportamentos imprevistos.
Trazer o seu cão para um espaço com outros animais de estimação pode ser complicado. O seu cão pode ser de uma raça calma ou até estar bastante relaxado num dog park mas nem todos os cães são iguais. Nestes espaços os cheiros de vários cães pode ser uma experiência confusa para um cão que não está habituado a estar com outros animais. Para tornar o seu cão mais sociável faça uma introdução num espaço calmo e sempre com supervisão de forma a que qualquer um dos animais possa ser controlado se surgir essa necessidade.